Mulheres na Literatura de MS



Nesta semana, a Coluna Tarja Preta lança seus holofotes para a Literatura produzida pela mulher sul-mato-grossense. O artigo escrito por Eva Vilma e Victor Barone traz depoimentos, projetos literários e muita poesia feminina e feminista. 

“São muitas as questões históricas que tentaram silenciar e arrancar os espaços de atuação feminina em várias esferas sociais, inclusive no âmbito cultural. Por isso, para falar da literatura feita por mulheres, é importante considerar essa realidade histórica e as dificuldades que ela impõe. Mesmo assim, a escrita feminina constrói seu espaço, ratificando sua força e beleza de sempre. Em Mato Grosso do Sul, observamos como a poesia se mostra à flor da palavra em suas diversas faces: densa e delicada; afiada e pontiaguda; antologia de afetos agridoces e despertares. A produção poética feminina no estado reconfigura a cena da literatura, que, durante muito tempo, era tomada pela figura masculina. No corpo da mulher, a poesia se gesta”, reflete Raquel Medina.

Teatro e Literatura sempre se encontram e encantam, e na literatura feita por mulheres transforma-se em um local de arte e resistência:

“Um dos estados que mais mata mulheres e a comunidade LGBTQIA+ do país. Uma terra que implora por novos afetos e construções, que ao mesmo tempo que carrega sangue convida a fertilidade. Somos necessárias, somos resistência, e abrimos as portas das nossas dores pra que o solo nos escute, e para que os dias sejam leves, a medida do possível” Ligia Prieto.

Confira a matéria completa na Coluna Tarja Preta no Semana On. 

Comentários

Postagens mais visitadas